QUAL O MODELO IDEAL DE PERSIANA PARA COZINHA?

QUAL O MODELO IDEAL DE PERSIANA PARA COZINHA?

A ideia principal é partirmos do pressuposto de que não existem regras , existem dicas .

A Cozinha é um ambiente que tem  evoluindo muito no design e na tecnologia, um cômodo especial que merece receber a luz natural e privacidade .

 Vamos pensar no modelo ideal, lembrando que cada cozinha deve ser única, com a personalidade do cliente e as necessidades locais do ambiente.

Os modelos mais indicados para cozinhas são persianas de alumínio, pvc, rolô e romana, ou para quem gosta de personalidade e requinte , porque não uma  rolo duo (double vision).

Persiana de Alumínio :

São peças contemporâneas que oferecem uma decoração funcional para cada tipo de janela. Com laminas nos  tamanhos de 16 mm , 25 mm e 50 mm, produzem efeitos visuais interessantes, além de terem uma ampla variedade de cores, dando privacidade, conforto visual e proteção. Ela permite a entrada de luz no girar das laminas e ao mesmo tempo, proporciona privacidade. Tendo um ótimo custo benefício.

Vantagem : Total controle da luz solar , claridade e/ou visibilidade

Desvantagem : Extremo cuidado ao limpar as lâminas, para que não amassem.

Persiana Horizontal de PVC 50 mm:

 Possuem lâminas mais rígidas, sem risco de amassar e com uma leve curvatura que proporciona sutileza, beleza e claro controla a luminosidade com praticidade transformando o ambiente. É uma peça sofisticada e funcional, com variedades de cores e modelos ( lisos e com texturas) , podendo adicionar a fita, um acessório que dá modernidade para peça.

Vantagem : Total controle da luz solar , claridade e/ou visibilidade e fácil limpeza.

Desvantagem : Lâminas muito largas podem ocupar um espaço exagerado dependendo da janela e ou espaço.

Rolô :

A mais usada em projetos de cozinha atualmente.

Elegante, conta com elemento que completa a decoração, oferecendo soluções que vão além de questões estéticas. O tecido sobe e desce através de enrolamento, para abertura total ou parcial da peça sendo considerável, um produto pratico, leve e de fácil manuseio. Pode ser feita com ou sem acabamento superior , o  bandô .

Entre inúmeros tecidos indicamos a tela solar, que  possui componentes recicláveis, PVC  e poliéster, sendo a trama do tecido disponível em três tipos de fator de abertura (que proporciona mais ou menos visibilidade e entrada da luz natural) onde 1% tem fator de abertura menor , 3 % tem fator de abertura médio e 5 % tem fator de abertura maior. As melhores características da tela solar são :  Fácil limpeza, conforto térmico e bloqueio significativo de entrada de luz  e radiação solar .

Vantagem : Fácil limpeza, durabilidade e custo benefício. Dependendo do tecido, visibilidade e bloqueio dos raios solares ao mesmo tempo.

Desvantagem : Para abertura e manuseio das janelas é necessário o recolhimento.

Romana :

Conceito clássico com tecnologia para realçar sua cozinha através de seu recolhimento em módulos uniformes que se adaptam em diferentes estilos de decorações. Para cozinhas, o ideal é que o tecido também seja a tela solar conforme citamos acima, cujo objetivo é controlar a luminosidade interna do ambiente permitindo a visibilidade externa, além é claro de ser fácil de limpar.

Vantagem : Estética , mais personalidade no ambiente.

Desvantagem : Peça mais volumosa , requer mais espaço de janelas.

Rolô Duo :

 Uma peça intimista única, que  permite a visualização externa devido os seus tecidos intercalarem faixas opacas e tela, sem a necessidade de sua abertura total, controlando a entrada de luz conforme seu recolhimento, além de proporcionar um toque de modernidade. Pode ser feita com ou sem acabamento superior, o bandô.

Vantagem : Estética , modernidade e controle da visibilidade e incidência solar.

Desvantagem : Extremo cuidado na hora de executar a limpeza.

 

Dica: Opte por tecidos de fácil limpeza, nunca fibras naturais. Também não  recomendamos tecidos Blackout para cozinhas, pois a luz natural é muito importante no dia a dia para preparação do alimento, limpeza, influenciando até na hora de se alimentar. 

Esse post foi escrito por : JEISSI GAVIOLI

0 comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO